Silagem é o produto resultante do processo fermentativo que ocorre na ausência de ar. Conservar alimentos através da fermentação é uma tecnologia bastante antiga, já utilizada pelos egípcios a mais de 1000 anos antes de cristo. Entretanto, até metade do século passado, mais de 3000 anos depois, a utilização dessa técnica no nordeste brasileiro ainda não era uma prática comum.
A utilização de silagem é de extrema importância, principalmente para o nordeste, pois a demanda por alimento dos animais é constante e a produção do pasto varia bastante ao longo do ano, tendo períodos de produção acima da demanda dos animais e períodos de produção inferior. A ensilagem, nome dado ao processo de fabricação da silagem, possibilita o armazenamento desse excedente de produção do pasto, ou de forragem produzida especificamente para o armazenamento, para que possa ser utilizado posteriormente para suprir o deficit de alimento dos animais em algum período de menor produção de forragem.
Para produzir uma boa silagem, é preciso se atentar a alguns fatores que interferem diretamente na qualidade da silagem.
A forragem deve ser colhida no ponto ideal para que a fermentação possa acontecer de forma adequada, com teor de matéria seca de 30-35%, pois plantas ensiladas muito novas tendem a ter um teor de matéria seca menor e plantas passadas do ponto tendem a ter um teor de matéria seca muito elevado, o que prejudica a fermentação.
Também é importante se atentar ao tamanho da partícula em que a planta forrageira irá ser picada, pois partículas muito grandes podem dificultar a compactação e diminuir a aceitação pelos animais.
O tempo de enchimento do silo deve ser o mais breve possível, pois quanto mais tempo o capim cortado passa exposto ao ar, maior a chance de não acontecer uma fermentação de qualidade.
A compactação e a vedação do silo devem ser bem feitas para diminuir a presença de ar e garantir boas condições de fermentação do material.
A silagem estará pronta para o uso 35 dias após o fechamento do silo, e depois de pronta podemos usar algumas características sensoriais para saber a qualidade da fermentação:
A silagem deve apresentar coloração uniforme e sem partes pretas, esverdeadas ou brancas, pois isso pode indicar a presença de deterioração e fungos.
Não deve apresentar odor forte de álcool, vinagre, gordura rançosa e nem de queimado.
A silagem não deve ser morna ou quente.
Deve ter baixa ou nenhuma presença de impurezas como ervas daninhas e areia.
Ao apertar um pouco do material ensilado, não deve escorrer nenhum líquido, mas a mão tem de ficar úmida.
Esses são alguns dos fatores que auxiliam a identificar se uma silagem teve algum problema de fermentação, mas não serve para atestar a qualidade nutricional da silagem, para isso deve ser feito testes laboratoriais.
Matéria escrita por Breno Moreira - Gerente de Projetos da Emzootec Jr.
O que você achou do conteúdo? Então não esquece de deixar um feedback pra gente!
Kommentare