top of page
Buscar
Foto do escritorEmzootec Júnior

Manejo Produtivo

O manejo produtivo tem a finalidade de gerenciar as atividades rotineiras em um sistema de produção, garantindo o bom funcionamento da propriedade. A correta realização dessas atividades é de extrema importância, pois garantirá que os animais da produção possam ter um melhor desempenho e por consequência que o produtor tenha sucesso na atividade.


Dependendo da produção que existe na propriedade, será exigido diferentes atividades para serem feitas, visando, sempre o melhor desempenho dessa criação. No caso de abelhas, por exemplo, após a instalação do apiário, o apicultor deve se preocupar em realizar o manejo eficiente de suas colmeias. Isso inclui, a revisão das colmeias, para avaliar sua condição geral e se possui alguma anormalidade, pois certamente isso trará prejuízos para a produção. Essa revisão deve ser feita somente quando necessário, evitando causar desgastes para o enxame, sendo realizada no momento certo e da forma adequada. É importante avaliar a presença de alimento, das crias e da rainha, avaliando sua postura e se há espaço suficiente para o desenvolvimento da colmeia armazenamento de alimento ou se existem sinais de doenças ou predadores.


As revisões também têm por finalidade identificar as colmeias fortes e fracas no apiário, a fim de serem executados procedimentos para a sua uniformização. No caso de colmeias fracas, devem-se adotar técnicas de fortalecimento de exames, como a suplementação da alimentação, introduzindo favos com crias fechadas prestes a nascerem, utilizando o redutor de alvado, unindo enxames ou dividindo as colônias fortes, além de sempre verificar se os quadros estão danificados e com cera velha para que sejam substituídos. Caixas danificadas, com furos ou irregularidades que impossibilitem o fechamento adequado da colmeia, também devem ser substituídas para evitar ataque de inimigos naturais e o maior desgaste das abelhas nas atividades de defesa da colônia e de termorregulação.


Em outros sistemas de produção, como de ovinos e caprinos, o manejo produtivo é um conjunto de atividades que consistem nas anotações de controle do rebanho, com fichas individuais por animal, registrando-se sua genealogia, ocorrências e desempenho. Nestas anotações são registradas as datas, a condição e a extensão de importantes ocorrências como nascimento, coberturas, partos, enfermidades, morte e descarte, além dos registros de desempenho produtivo, como pesagens, entre outras importantes mensurações, tais como altura, comprimento, circunferência escrotal e condição corporal e medidas de tipo e conformação. Isso é importante pois mantém sob controle tudo o que ocorre na propriedade, e assim tomar decisões mais acertadas, corrigindo erros que possam vir a ocorrer.

Além disso, faz parte de um manejo produtivo ter o descarte adequado de animais velhos, portadores de defeitos genéticos, animais improdutivos, defeituosos, fêmeas portadoras de mastite crônica, fêmeas com baixa habilidade materna, fêmeas com baixa taxa de sobrevivência das crias. É importante, também, que o produtor tenha todos os animais marcados e identificados de modo que possa acompanhar sua vida produtiva e reprodutiva dentro do rebanho.


Também pode ocorrer a possibilidade de castração desses animais para melhorar a consistência e o sabor das carnes, tornar os animais mais dóceis, engordar os animais mais rapidamente e possibilitar a criação de machos e de fêmeas juntos, sem que ocorram coberturas indesejáveis.




15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Σχόλια


bottom of page