top of page
Buscar
Foto do escritorEmzootec Júnior

Nutrição Animal na Produção

A produção pecuária precisa de uma série de fatores para fazer a boa sucessão de lucros, bons resultados e desenvolvimento. Entre esses fatores, a Nutrição é decisiva para construir resultados categóricos. É, portanto, um dos principais pilares que sustenta o agronegócio.


Mas o que de fato é nutrição?

A nutrição nada mais é que o fornecimento alimentício, propiciando macro e microelementos essenciais para o animal desempenhar todas as suas funções produtivas e reprodutivas. É indiscutível a relação da nutrição animal atrelada à qualidade pecuária.


Ao contrário do que as pessoas imaginam, por se tratar de algo considerado simples e despreocupado e por ter em base a criação pecuária familiar (muitas vezes sem análise técnica), a Nutrição Animal se destaca pelos altos investimentos em pesquisas e tecnologia, com o intuito de potencializar ao máximo a questão genética dos animais, gerando por consequência, a obtenção de produtos em quantidade e qualidade. Sendo assim, é fácil afirmar que a tecnologia auxilia a Nutrição Animal na formulação da dieta ideal, capaz de estimular todo o potencial de desenvolvimento do animal.

Quando trabalhamos com animais, é fundamental levar em consideração o manejo que cada espécie e processo de produção exige, pois temos o desafio de otimizar o tempo e economizar recursos para que o resultado seja alcançado com primor. Além disso, a Nutrição Animal precisa estar alinhada às ações de manejo, com o objetivo de gerar lucro e também em alinhamento com a sustentabilidade, em harmonia com o ecossistema. Os Zootecnistas são os principais profissionais responsáveis pelo aumento e melhoria da produção e da qualidade dos produtos e serviços de origem animal garantindo a segurança alimentar e bem-estar da humanidade, e respeitando a sustentabilidade da produção dos animais.


É importante lembrar que uma alimentação adequada tem que ser fornecida sem desperdícios, com equilíbrio de volumoso e concentrado, disponibilizando todos os nutrientes necessários para a aptidão e a idade do animal. Os alimentos fornecidos precisam estar em condição favorável, sem a presença de contaminantes, e com granulometria correta. Além disso, é claro, os animais precisam de uma fonte de água limpa e abundante.

Como realizar a formulação de uma ração ideal?

Uma ração balanceada é a quantidade ideal de alimento capaz de promover ao animal, diversos nutrientes, em uma proporção compatível com determinado nível de produção diária. Assim, a formulação de uma ração implica em:

  • Exigências de cada animal;

  • Custo/benefício esperado;

  • Características nutricionais dos alimentos.

Uma ração está balanceada quando todos os nutrientes requeridos estão presentes no alimento ingerido no período de 24 horas, de maneira equilibrada e constante. É importante que você fique atento ao assunto! Já que, o desbalanceamento constante pode causar consequências ruins a sua produção.

A formulação de uma boa dieta evita tanto a queda no desempenho do animal como o desperdício de nutrientes. Assim, torna os sistemas economicamente viáveis.






Esta matéria foi escrita por Milena Teixeira - Gerente de Gente da Emzootec Jr.




Fonte:

Portal Ufes

CPT CURSOS PRESENCIAIS

CANAL RURAL

SEMENTES GUINOSSI

24 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page