O que é?
Cerca de 31% dos novos negócios encerram suas atividades no primeiro ano de funcionamento, chegando a 60% até o quinto ano, muitas vezes pela falta de um plano de negócios, que deve estar presente desde o investimento inicial.
Segundo a definição do Sebrae, um plano de negócios é uma descrição por escrito dos objetivos de um negócio e quais passos precisam ser dados para que esses objetivos sejam alcançados, é a principal ferramenta para mitigar ou eliminar os riscos pertinentes a abertura ou crescimento de uma produção, diminuindo os riscos e as incertezas. O Plano é um documento de planejamento que descreve seu negócio, do ponto de vista estratégico, operacional, financeiro. É um documento que deve ser escrito após uma análise de mercado, com informações e dados reais, e não mera especulação.
Quando fazer?
O momento ideal para elaborar um plano de negócio é antes do começo das atividades, mas é importante que seja atualizado com a empresa já em funcionamento, para avaliar se os resultados foram próximos aos estimados. Ainda que imprevistos ocorram, é importante fazer a documentação e adaptar a produção ao mercado.
Como fazer?
A plataforma do Sebrae disponibiliza um guia de como fazer o plano de negócio, dispondo de vídeos informativos:
Início:
Conhecer o ramo da atividade, definir o que será produzido e analisar o local de estabelecimento constituem algumas medidas que o empreendedor tem de levar em consideração na hora de montar o seu negócio.
Análise de mercado:
Uma análise minuciosa do mercado é uma das principais etapas para a elaboração do plano de negócios. É fundamental saber o perfil dos clientes, concorrentes e fornecedores, definir seu público-alvo e como alcançá-lo da melhor maneira possível. Assim, economizam-se recurso.
Plano de marketing
É importante saber o valor do seu produto para tomar decisões específicas sobre quando, onde e como anunciá-lo.
Plano operacional
O plano operacional descreve como a empresa está estruturada: sua localização, instalações e equipamentos. Estima-se a capacidade de produzir de quantos clientes consegue atender por mês. Os funcionários são quantificados e as tarefas são delegadas.
Plano Financeiro
Estimam-se os custos iniciais, despesas e receitas, capital de giro, fluxo de caixa e de lucros. O empresário precisa saber o quanto precisa investir.
Análise de Cenários e Análise Estratégica
A análise de cenários permite que o empreendedor preveja situações que podem afetar os resultados da empresa, e permite a montagem de uma estratégia considerando os cenários previstos.
Avaliação do plano de negócio
Com o plano de negócio completo, é importante avaliá-lo e se certificar de que nele constam todos os detalhes. Executado o plano, é importante de revisá-lo periodicamente com o correr do tempo
Bình luận