top of page
Buscar
Foto do escritorEmzootec Júnior

Viabilidade econômica: Como iniciar uma produção?

Seja para ser fonte de renda ou um projeto pessoal naquela propriedade do interior, setor agropecuário se desenvolveu e modernizou, e exigem que o produtor tenha um profundo conhecimento do negócio. Isso inclui, além de conhecimento do ambiente em que está inserido, boas práticas administrativas, que atendam à complexidade da atividade agropecuária.


Então, surgiu uma ideia de negócio e a vontade de fazer acontecer. O primeiro passo é estratégico e fundamental: fazer o estudo da viabilidade econômica e financeira do projeto, avaliar a aplicabilidade do sistema e esquematizar o comportamento do sistema frente ao mercado. Todo projeto requer investimento, uma análise bem-feita dá uma segurança maior ao contratante, e é fundamental para nortear as decisões tomadas ao longo do planejamento.


Viabilidade financeira refere-se ao investimento necessário para iniciar o projeto, aos custos fixos e variáveis de manutenção, e os rendimentos esperados com o decorrer do tempo. O projeto se mostra viável financeiramente ao apresentar potenciais receitas maiores que os custos previstos.


Viabilidade econômica avalia o projeto em comparação às outras oportunidades de risco igual ou menor, para saber se a sua rentabilidade é atrativa.


O que é considerado?


Primeiramente, o custo de levantamento do projeto é estimado, e caso viável, os próximos passos seguem:


Análise de mercado: realiza-se uma análise do mercado onde que pretende atuar. Coleta-se informações sobre o setor, entendendo concorrentes e o mercado. Tornando possível a projeção de custos e receita.


Projeção de receitas e custos: A projeção de receitas estima a capacidade do projeto de gerar dinheiro ao longo do tempo, com siderando o mercado além do projeto em si. É preciso conhecer o funcionamento e sazonalidade do setor. Os custos, também precisam ser estimados, é esse balanço que decide a viabilidade do sistema de produção. Exemplos de custos: aluguel de móveis e imóvel, salário dos empregados, contas em gera, impostos, terceirização de serviços.


Projeção do fluxo de caixa: Obtidos os dados de receitas e custos, é possível projetar o fluxo de caixa. Isso permitirá estimar os possíveis saldos futuros de seu negócio. Também é importante identificar resultados esperados para o futuro, utilizando dados coletados ao longo do tempo, sempre atualizando o modelo.


Decidir investir num é o primeiro e mais importante passo, mas as passadas seguintes é que preparam toda ideia para ser um grande sucesso.





Matéria escrita por Marcos Lins - Gerente de Marketing da Emzootec Jr.

O que você achou do conteúdo? Então não esquece de deixar um feedback pra gente!

29 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page